JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 226

O que são as Areninhas?

Areninhas são campos de futebol urbanizados e requalificados pela Prefeitura de Fortaleza localizados em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O projeto possui o objetivo de oferecer para a população equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa, além de praticar atividade física, ter um espaço seguro de convivência, lazer e formação cidadã. Cada Areninha contém gramado sintético, bancos de reserva, arquibancadas, redes de proteção, alambrados, vestiários, depósito para materiais esportivos,iluminação, paisagismo, pavimentação e rampa de acesso para cadeirantes. Além do campo de futebol, as novas Areninhas contam com parque infantil e academia ao ar livre.

Também como parte da política municipal de valorização e incentivo à prática esportiva, em todas as Areninhas são implantados núcleos esportivos,do Projeto Atleta Cidadão, da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel), com aulas gratuitas de futebol, e contempla pessoas inclusas na faixa etária compreendida entre 8 e 29 anos. As inscrições são realizadas mediante preenchimento de formulário e repasse de informações indispensáveis. As aulas acontecem três vezes por semana e utilizam o esporte como ferramenta de inclusão social e construção da cidadania.

A Capital já conta com 23 Areninhas inauguradas e entregues ao longo dos cinco anos do projeto. São elas: Campo do América (Meireles), Thauzer Parente (Quintino Cunha), Campo do Sevilha (Genibaú), Campo do Pici (CSU CésarCals), Pirambu, Vila União, Aracapé, Conjunto Ceará (Polo de Lazer), Sítio SãoJoão, Campo do Grêmio (Barra do Ceará), Campo do Novo Ideal (Rodolfo Teófilo),Campo do Barroso, Sargento Hermínio, Beira-Rio, José Walter, Parque Dois Irmãos, Conjunto Esperança, Praia do Futuro I (Serviluz), Praia do Futuro II(Caça e Pesca), São Bernardo (Messejana), Planalto Ayrton Senna, Grande Bom Jardim e Vila Betânia (Parangaba).

Fortaleza também conta com 10 Mini Areninhas, e cada Mini Areninha contém gramado sintético, bancos de reserva, arquibancadas, redes de proteção, alambrados, depósito para materiais esportivos, iluminação, paisagismo e rampa de acesso para cadeirantes. São elas: Fonsequinha no bairro Mondubim, Conjunto Ceará, Morro Santa Terezinha, Castelão, Panamericano, Conjunto Padre Hélio,Guajeru, Bom Jardim, Paupina e Carlito Pamplona.

A Prefeitura de Fortaleza trabalha, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), na construção de mais 47 Areninhas até o final de 2020 e mais 13 Mini Areninhas. Além disso, até o final do ano serão entregues mais duas Mini Areninhas. Os equipamentos serão instalados nos bairros Bonsucesso e Ipiranga. As obras têm conclusão prevista para o segundo semestre deste ano.

O que são as Areninhas?