O que são as Areninhas?

Areninhas são campos de futebol urbanizados e requalificados pela Prefeitura de Fortaleza localizados em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O projeto possui o objetivo de oferecer para a população equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa, além de praticar atividade física, ter um espaço seguro de convivência, lazer e formação cidadã.

Cada Areninha contém gramado sintético, bancos de reserva, arquibancadas, redes de proteção, alambrados, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, paisagismo, pavimentação e rampa de acesso para cadeirantes. Além do campo de futebol, as novas Areninhas contam com parque infantil e academia ao ar livre.

Também como parte da política municipal de valorização e incentivo à prática esportiva, nas Areninhas são implantados núcleos esportivos da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel), com aulas gratuitas de futebol para crianças e adolescentes. As aulas acontecem três vezes por semana e utilizam o esporte como ferramenta de inclusão social e construção da cidadania.

Fortaleza possui 16 Areninhas. São elas: Campo Do América (Meireles), Thauzer Parente (Quintino Cunha/ Jardim Guanabara), Genibaú, Campo Do Pici, Pirambu, Vila União, Aracapé, Conjunto Ceará, Sítio São João, Barra Do Ceará, Rodolfo Teófilo, Campo do Barroso, Beira-Rio, Sargento Hermínio, José Walter e Parque Dois Irmãos.

O que são as Areninhas?